Destaques do Clube de Leitura ‘Contando Feminicídios com Catherine D’Ignazio’

Começando em 13 de maio e terminando em 31 de agosto, a DPA e a Eureka facilitaram o Clube de Leitura “Contando Feminicídios com Catherine D’Ignazio”. Esta iniciativa gratuita atraiu mais de 600 participantes de língua inglesa, espanhola e portuguesa de todo o mundo, graças ao apoio generoso da MIT Press e à colaboração da Professora Catherine D’Ignazio, Diretora do MIT Data + Feminism Lab e do Projeto Dados Contra o Feminicídio.

Abaixo estão os destaques do Clube, bem como o acesso às sessões gravadas.

Tema do Clube

Este Clube de Leitura focou na discussão do novo livro “Contando Feminicídios: Feminismo de Dados em Ação“, escrito por Catherine D’Ignazio, Professora Associada de Ciência Urbana e Planejamento no MIT, Diretora do MIT Data + Feminism Lab, cofundadora do Projeto Dados Contra o Feminicídio e coautora (com Lauren F. Klein) do livro “Feminismo de Dados” de 2020.

“Counting Feminicides: Data Feminism in Action” (original book title in English) documenta o trabalho de ativistas feministas de dados enquanto se envolvem na documentação de feminicídios e assassinatos relacionados ao gênero, particularmente nas Américas.

O livro explora a interseção entre a ciência de dados e o ativismo social, revelando o poder da ciência de dados restaurativa e transformadora para promover justiça social e desafiar o status quo. Catherine adota uma abordagem interseccional para abordar como feminicídios estão ligados ao racismo, colonialismo e injustiça econômica, bem como destaca os desafios específicos enfrentados por mulheres indígenas e negras, que muitas vezes lideram a luta contra o feminicídio.

O livro ressalta a necessidade de entender o feminicídio dentro desses contextos sistêmicos mais amplos para abordá-lo e preveni-lo de forma eficaz, aspirando a um mundo onde os assassinatos relacionados ao gênero sejam erradicados porque as condições políticas e econômicas que produzem essa violência não existam mais.

Livro e Filme em Destaque

COUNTING FEMINICIDE
THE THREE DEATHS OF MARISELA ESCOBEDO

O foco principal da discussão foi o livro “Contando Feminicídios: Feminismo de Dados em Ação”. Você pode baixar a versão em PDF gratuita do livro aqui ou comprar o livro em formato PDF ou físico aqui.

Para acompanhar e complementar a discussão, selecionamos o documentário “As Três Mortes de Marisela Escobedo“, dirigido por Carlos Pérez Osorio e disponível na Netflix. Ele relata a incansável busca de justiça de Marisela Escobedo após o assassinato de sua filha no México, expondo as falhas no sistema de justiça do país e os perigos de enfrentar a corrupção e o crime organizado.

Conversas Online Sincronizadas

Tivemos a honra de organizar oito conversas online com Catherine D’Ignazio para discutir cada um dos capítulos do livro “Contando Feminicídios”. Também tivemos convidadas especiais em diferentes sessões. Abaixo estão listados os temas principais de cada sessão, os convidados e o link para assistir a cada uma.

  • Conversa 1: Introdução + Capítulo 1 “Uma Breve Genealogia do Feminicídio e Ativismo de Dados”.
  • Conversa 2: Capítulo 2 “Dados Oficiais, Dados Faltantes, Contradados”. 
    • Infelizmente, a gravação não está disponível.
  • Conversa 3: Capítulo 3 “Resolver”.
  • Conversa 4: Capítulo 4 “Pesquisar”.
    • Convidada especial: Victoria Aguirre, da Mumalá.
    • Assista aqui.
  • Conversa 5: Capítulo 5 “Registrar”.
  • Conversa 6: Capítulo 6 “Recusar e Usar Dados”.
  • Conversa 7: Capítulo 7 “Cocriar para uma Ciência de Dados Restaurativa/Transformadora”.
  • Conversa 8: Capítulo 8 “Um Kit de Ferramentas para a Ciência de Dados Restaurativa/Transformadora” e a conclusão “Colocando a Ciência de Dados em Seu Lugar”.

Eventos Futuros

Se esta discussão despertou seu interesse, siga-nos nas redes sociais para receber atualizações sobre eventos futuros e clubes de leitura. Se você tiver interesse em organizar um Clube de Leitura e Cinema usando a plataforma Eureka, por favor, nos avise aqui.

Share
Keywords
Author(s)
Share
Recommendations

Project Report

Towards Substantive Equality in Artificial Intelligence: Transformative AI Policy for Gender Equality and Diversity

The rapid growth of artificial intelligence (AI) offers significant potential to improve

Project Report

Feminist Urban Design: A Gender-Inclusive Framework for Cities

The inception report “Feminist Urban Design: A Gender-Inclusive Framework for Cities,” developed

Toolkit

FAIR Process Framework

Work by Data-Pop Alliance on steps 1-5 has been integrated into FAIR