DPA apresenta novo Workshop – “(Re)velando a Violência de gênero Facilitada por Tecnologias: da Conscientização à Ação”

O Programa de Feminismo de Dados da DPA, em colaboração com a Eureka, realizou recentemente o novo workshop “(Re)velando a Violência de Gênero Facilitada por Tecnologias: Da Conscientização à Ação” na Cryptorave (São Paulo). Este workshop explora a violência de gênero facilitada por tecnologias, destacando como as plataformas digitais intensificam os ataques contra mulheres e pessoas de gênero diverso, reforçando desigualdades sistêmicas.

Durante uma sessão prática, utilizamos uma metodologia única desenvolvida pela Eureka. Descubra mais sobre essa iniciativa abaixo.

Sobre o workshop

Este workshop interativo explorou a violência de gênero facilitada por tecnologias — um problema persistente que afeta mulheres e pessoas de gênero diverso nos espaços digitais. À medida que a tecnologia molda cada vez mais o engajamento público e a segurança pessoal, a violência online contra mulheres, pessoas de gênero diverso e outros grupos sub representados tem se intensificado, silenciando vozes e reforçando desigualdades sistêmicas.

Projetado para fomentar a análise crítica, o workshop utilizou narrativas de ficção e não ficção para engajar participantes em discussões sobre a evolução da violência digital, suas interseções com o gênero, os sistemas que a sustentam, bem como os perfis e motivações dos agressores.

A sessão foi estruturada em torno de dois eixos centrais de discussão. O primeiro, “Revelando a Violência de Gênero Facilitada por Tecnologias”, examinou as percepções e reações emocionais dos participantes ao termo. A partir de leituras e documentários selecionados, exploramos as diversas formas e consequências da violência digital, com ênfase especial na compreensão dos comportamentos, motivações e influências dos agressores.

A segunda discussão, “Da Conscientização à Ação”, focou em soluções — analisando marcos legais existentes, iniciativas de base e lacunas políticas, ao mesmo tempo em que enfatizou a mudança de comportamento e o diálogo construtivo. Participantes trabalharam em grupos representando diferentes setores, como academia, sociedade civil e políticas públicas, para desenvolver coletivamente estratégias de intervenção e propor caminhos concretos de resistência.

Alinhado a uma abordagem de “edutenimento” e à concepção de “educação popular” de Paulo Freire, o workshop integrou ferramentas tecnológicas para inspirar reflexão e imaginação. Participantes foram convidades a criar seus próprios “Momentos Eureka” — imagens adicionadas à plataforma Eureka — por meio de um exercício criativo e especulativo de visualização de futuros digitais livres de violência. Esses momentos representaram as visões de participantes para espaços online mais seguros, juntamente com as políticas, tecnologias e ações coletivas necessárias para torná-los possíveis.

Ao combinar reflexão pessoal, diálogo comunitário e resolução estruturada de problemas, o workshop promoveu um senso compartilhado de responsabilidade e ação. Em vez de se concentrar apenas nos danos da violência digital, o espaço ofereceu oportunidades de colaboração, pensamento estratégico e de (re)imaginação da tecnologia na construção de ambientes digitais mais seguros e inclusivos.

Livros e Filmes utilizados no workshop

Os trechos de filmes escolhidos para os workshops foram extraídos:

  • Do documentário “15 Minutes of Shame”, ou “15 minutos de vergonha” (2021), dirigido por Monica Lewinsky e Max Joseph, que examina a “cultura do cancelamento” e como esse fenômeno afeta pessoas além do ambiente digital.
  • Do documentário “Another Body”, ou “Outro corpo” (2023), dirigido por Sophie Compton e Reuben Hamlyn, que aborda o perigo crescente da pornografia deepfake ao explorar o caso de uma sobrevivente e as implicações do acontecimento em sua vida.
  • Do livro “Querido Babaca” (2024), escrito por Virginie Despentes, que narra a relação entre três personagens: Rebecca, uma atriz famosa que sente o peso do ethos da indústria cinematográfica; Oscar, um escritor envolvido em um escândalo do MeToo; e Zoe, uma feminista que foi agredida por Oscar.

15 minutes of shame (15 minutos de vergonha)
Another BODY (OUTRO CORPO)
Querido Babaca

A CryptoRave é um evento anual que reúne uma variedade de atividades ao longo de 24 horas, com foco em segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade online. Inspirado por um movimento global e descentralizado, o evento tem como objetivo disseminar e democratizar o conhecimento e os conceitos básicos de criptografia e software livre. A edição deste ano foi realizada em São Paulo entre os dias 17 e 18 de maio.

A DPA esteve representada por Anna Spinardi (Diretora de Feminismo de Dados) e Amanda Quitério de Gois (Oficial de Comunicação e Pesquisa).

Ao final do workshop, participantes foram convidades a registrar e compartilhar suas reflexões — a partir do livro, dos documentários e das conversas em grupo — por meio de composições visuais feitas à mão. Utilizando materiais como revistas, imagens impressas e palavras recortadas levadas à sessão, cada participante criou um “Momento Eureka”: uma representação pessoal e tangível de sua compreensão e visão. Esse processo manual destacou o valor da presença e da criação coletiva, resgatando a sensação de tempo compartilhado e de agência por meio da expressão física e artesanal. Em seguida, participantes foram convidades a subir suas imagens na Plataforma Eureka, conectando o analógico e o digital em um gesto de continuidade e conexão.

Explore abaixo Momentos Eureka criados durante o workshop.

Saiba mais sobre nosso trabalho

Você pode saber mais sobre nossos workshops e eventos seguindo nossas contas nas redes sociais.

Share
Keywords
Author(s)
Share
Recommendations
Quarterly
Our Latest Quarterly Update (Q4 2025) is Out!
Quarterly
Our Latest Quarterly Update (Q3 2025) is Out!
M002 - Feature Blog Post [WEB]
Data-Pop Alliance Wins Mercy Corps Ventures Anticipatory Action Accelerator with “OPAL for Floods”
data
Job Opportunity: Spatial Data Scientist
Employee Spotlight Feature Blog
DPA Employee Spotlight #8: Diana Montero
web-shutterstock_1903039975
Job Opportunity: Full Stack Developer
Accra,,Ghana,-,May,,2024:,The,People,Of,Ghana,And
Job Opportunity: Research and Content Intern
Feature Blog_Discussion piece
Gender Responsive Budgeting in Pakistan: Analyzing the 2025–26 Federal Budget for Equity and Inclusion
Imagem do WhatsApp de 2025-07-23 à(s) 15.04
Zinnya Del Villar have participated in a Q&A interview for SafetyDetectives
Quarterly
Our Latest Quarterly Update (Q2 2025) is Out!