Lançamento do Clube de Leitura “Contando Feminicídios com Catherine D’Ignazio”

Estamos entusiasmadas em anunciar o lançamento do Clube de Leitura “Contando Feminicídios com Catherine D’Ignazio” na segunda-feira, 13 de maio. Esta iniciativa já atraiu mais de 500 participantes falantes de inglês, espanhol e português de todo o mundo, graças ao generoso apoio do  MIT Press e à colaboração da Professora Catherine D’Ignazio, Diretora do MIT Data + Feminism Lab, bem como do Projeto Dados Contra o Feminicídio. Na Data-Pop Alliance (DPA), temos orgulho de co-organizar este importante projeto ao lado da Eureka.

Lembre-se, esta iniciativa é completamente gratuita, e você ainda pode se inscrever usando este link.

Tema do Clube

Este Clube de Leitura se concentrará na discussão do novo livro “Contando Feminicídios: Feminismo de Dados em Ação“, escrito por Catherine D’Ignazio, Professora Associada de Ciência Urbana e Planejamento no MIT, co-autora (com Lauren F. Klein) do livro de 2020 “Feminismo de Dados”, Diretora do MIT Data + Feminism Lab e co-fundadora do Projeto Dados Contra o Feminicídio. Essas iniciativas coletivamente possibilitaram o nascimento deste livro.

“Contando Feminicídios” documenta e apoia o trabalho de ativistas feministas de dados de base enquanto se dedicam a documentar feminicídios e assassinatos relacionados ao gênero, particularmente nas Américas. O livro explora a interseção entre a ciência de dados e o ativismo social, revelando o poder da ciência de dados restaurativa e transformadora para promover a justiça social e desafiar as formas convencionais de ciência de dados. Catherine adota uma abordagem interseccional para abordar como os feminicídios estão ligados ao racismo, colonialismo e injustiça econômica. Também destaca os desafios específicos enfrentados por mulheres indígenas e negras, que muitas vezes lideram a luta contra o feminicídio. O livro enfatiza a necessidade de entender os feminicídios dentro desses contextos sistêmicos mais amplos para abordá-los e preveni-los de forma eficaz, visando um mundo onde os assassinatos relacionados ao gênero sejam erradicados porque as condições políticas e econômicas que produzem tal violência não mais existam.

Como o Clube de Leitura funciona?

Nos próximos três meses (de 13 de maio a 31 de agosto), os participantes irão discutir, refletir e aprender juntos sobre os esforços de ativistas em toda a América na documentação de feminicídios e assassinatos relacionados ao gênero.

É importante notar que, embora o livro esteja atualmente disponível apenas em inglês, estamos fornecendo conteúdo resumido para os participantes em espanhol e português para levar as lições deste livro a um público mais amplo.

Ao participar, os participantes terão acesso às seguintes funcionalidades do Clube de Leitura:

  • Cronograma de Leitura: Um cronograma sugerido para seguir o livro capítulo por capítulo em um ritmo confortável, alinhado com os resumos e discussões online.
  • Resumos Bimestrais: Resumos em texto e áudio em inglês, português e espanhol.
  • Conversas Online Bimestrais com Catherine D’Ignazio: Oportunidades para discutir o livro com a comunidade e a autora, com interpretação ao vivo em espanhol e português.
  • Google Calendar e Grupo no WhatsApp: Acompanhe essas ferramentas para se manter atualizado com todas as atividades e eventos do Clube.

Livro e filme em destaque

CONTANDO FEMINICÍDIOS
AS TRÊS MORTES DE MARISELA

Como mencionado, o foco principal da discussão será o livro “Contando Feminicídios: Feminismo de Dados em Ação”. Você pode baixar a versão em PDF gratuita do livro (em inglês) aqui – ou comprar o PDF/livro físico (em inglês) aqui.

Para acompanhar e complementar a discussão, o filme selecionado é o documentário “As Três Mortes de Marisela”, dirigido por Carlos Pérez Osorio e disponível na Netflix. Ele narra a busca incansável de Marisela Escobedo por justiça após o assassinato de sua filha no México, expondo as falhas no sistema de justiça do país e os perigos de enfrentar a corrupção e o crime organizado.

Primeira discussão online

Na terça-feira, 21 de maio, tivemos a honra de apresentar a primeira de oito discussões online, com a participação de Catherine D’Ignazio, Helena Suárez e Silvana Fumega, todas co-fundadoras do projeto Dados Contra o Feminicídio. Para assistir, clique no botão abaixo – o vídeo está em inglês, mas você pode selecionar legendas em português!

Junte-se a nós!

Se a discussão trazida pelo livro despertar seu interesse, você ainda pode se juntar a nós! O Clube continua até agosto. Clique no botão abaixo (na língua de sua preferência) para saber mais e se inscrever!

Share
Keywords
Author(s)
Share
Recommendations

Project Report

Towards Substantive Equality in Artificial Intelligence: Transformative AI Policy for Gender Equality and Diversity

The rapid growth of artificial intelligence (AI) offers significant potential to improve

Project Report

Feminist Urban Design: A Gender-Inclusive Framework for Cities

The inception report “Feminist Urban Design: A Gender-Inclusive Framework for Cities,” developed

Toolkit

FAIR Process Framework

Work by Data-Pop Alliance on steps 1-5 has been integrated into FAIR