Clube de Leitura e Cinema “Tecnologia Sob Lentes Feministas”: Destaques do Primeiro Mês

Iniciado em 15 de janeiro, com apoio da Fundação Patrick J McGovern, a DPA e a Eureka orgulhosamente lançaram o Clube de Leitura e Cinema intitulado “Tecnologia Sob Lentes Feministas”. O Clube realiza sessões em três idiomas: inglês, português e espanhol. Ao longo do mês inaugural (15 de janeiro a 18 de fevereiro), utilizamos conteúdos selecionados que traziam perspectivas feministas interseccionais como uma lente para discutir como a tecnologia pode impulsionar ou dificultar causas feministas. O Clube também serve como uma plataforma para fomentar comunidades e estabelecer conexões interculturais entre pessoas com interesses semelhantes, apaixonadas por tecnologia, equidade de gênero e justiça social.

Leia mais para descobrir e considere juntar-se a mais de 700 participantes nesta aventura emocionante e totalmente gratuita!

Tema do Mês

O tema do nosso primeiro mês, “Gênero 4.0: Desigualdades na Era Tecnológica“, explorou as conexões entre gênero e tecnologia – que podem não ser imediatamente evidentes, mas se tornam mais palpáveis quando usamos filmes e livros como guia para discussão. Exploramos como as desigualdades atuais afetam as mulheres e como a tecnologia pode ser uma ferramenta para espalhar desinformação e misoginia, mas também pode trazer meios para iluminar e potencialmente superar essas desigualdades.

Livros e Filme do Mês

Livro do mês 1 - Inglês
Livro do mês 1 - espanhol
Livro do mês 1 - português
Documentário do Mês 1

Para cada idioma, exploramos um livro diferente. Em português, lemos “Misoginia na Internet“, de Mariana Valente, que aborda a legislação brasileira sobre misoginia e violência de gênero online. Nosso livro em espanhol foi “La Mujer Invisible“, de Caroline Criado-Perez, que se concentra em como a sociedade é construída para e atende predominantemente homens, apresentando exemplos práticos e pesquisas. Para o Clube em Inglês, lemos “In Defense of Solidarity and Pleasure“, de Firuzeh Shokooh Valle, que explora o imperativo de incluir mulheres do Sul Global como usuárias, consumidoras e desenvolvedoras de tecnologia.

O filme selecionado para os três idiomas foi o documentário “Another Body“, dirigido por Sophie Compton e Reuben Hamlyn. Graças à Willa, a produtora responsável por esse filme, desfrutamos de exibições online exclusivas com legendas em inglês, português e espanhol, e tivemos a oportunidade de conversar com a diretora. Este documentário se concentra na crescente crise da pornografia deep-fake e seus efeitos prejudiciais nas mulheres, que são as principais vítimas.

Julie Ricard, Diretora de Tecnologia e Democracia da DPA, e Fundadora da Eureka, liderou a conversa com a diretora Sophie Compton. Você pode encontrar o vídeo abaixo.

Rodas de Conversa

Outro aspecto chave do Clube são as “Rodas de Conversa”: reuniões mensais onde participantes e convidados especiais discutem o livro ou filme do mês. Este mês contou com quatro Círculos de Conversa diferentes: um em português, com Clarice Tavares, Coordenadora de Pesquisa – Desigualdades e Identidades – no InternetLab, no qual Mariana Valente (autora de “Misoginia na Internet”) trabalha. Clique no vídeo abaixo para assistir ao evento.

A Roda de Conversa em espanhol contou com a presença de Mailén Garcia, Diretora do DataGénero. Clique no vídeo abaixo para assistir ao evento.

Para a Roda de conversa em inglês, tivemos a honra de conversar com Firuzeh Shokooh Valle, autora de “In Defense of Solidarity and Pleasure”. Clique no vídeo abaixo para assistir ao evento.

Eventos Futuros

‘Tecnologia Sob Lentes Feministas’ agora está em seu segundo mês, explorando o tema “Algoritmos de Desigualdade: Raça e Classe na Era da IA”. Os livros do mês incluem “Colonialismo Digital“, de Deivison Faustino e Walter Lippold, “Cappitalismo: La uberización del trabajo”, de Natalia Radetich, e “Unmasking AI“, de Joy Buolamwini. O documentário deste mês será “Coded Bias“, dirigido por Shalini Kantaya.

Se isso despertar seu interesse, você ainda pode se juntar a nós! O Clube continua até abril. Clique no botão abaixo para saber mais e se inscrever!

Você pode conferir os destaques do segundo mês do Clube de Leitura e Cinema aqui.

Share
Keywords
Author(s)
Share
Recommendations

Project Report

Stratégie Nationale des Données du Sénégal – Résumé

En 2023, DPA a fourni un soutien technique à l’élaboration de la

Project Report

Community-Based Social Protection Mechanisms in Africa’s Borderlands – Liberia and Sierra Leone Case Study

The report on “Community-based social protection mechanisms in Africa’s borderlands – Liberia

Annual Report

Overview and Outlook 2022-2024

10 YEARS IN REVIEW: A LETTER FROM OUR DIRECTOR Finding appropriate metrics