Clube de Leitura e Cinema “Tecnologia Sob Lentes Feministas”: Destaques do Segundo Mês

Iniciado no dia 19 de fevereiro, com apoio da Fundação Patrick J. McGovern, a DPA e a Eureka embarcaram no segundo mês do Clube de Leitura e Cinema “Tecnologia Sob Lentes Feministas”. Realizando sessões em três idiomas – inglês, português e espanhol, este mês (19 de fevereiro a 17 de março) engajamos com um conteúdo selecionado para explorar a intersecção entre tecnologia, raça e sistemas tendenciosos. Além de seu aspecto educacional, o Clube serve como uma plataforma para construir comunidades e nutrir conexões interculturais entre pessoas apaixonadas por tecnologia, equidade de gênero e justiça social.

Continue lendo para saber mais e considere juntar-se a mais de 760 participantes atuais nesta jornada emocionante e totalmente gratuita!

Tema do Mês

Em nosso segundo mês, que teve como tema “Algoritmos da Desigualdade: Raça e Classe na Era da IA“, mergulhamos nas intrincadas conexões entre raça e tecnologia. Exploramos exemplos da vida real demonstrando como a tecnologia pode perpetuar o racismo, enquanto também discutimos como aproveitar a tecnologia para combater esse problema pervasivo. Também exploramos como algoritmos aparentemente “neutros” frequentemente exacerbam disparidades pré-existentes, perpetuando preconceitos. Além disso, examinamos o papel da diversidade na indústria de tecnologia e sua influência nos vieses algorítmicos.

Livros e Filme do Mês

Livro do mês 2 - Inglês
Livro do mês 2 - espanhol
Livro do mês 2 - português

Para cada idioma do Clube, exploramos um livro diferente. Em português, lemos “Colonialismo Digital” de Deivison Faustino e Walter Lippold, que aborda o fenômeno contemporâneo onde tecnologias digitais, especialmente as controladas por empresas de países desenvolvidos, exercem poder desproporcional sobre indivíduos e comunidades em todo o mundo, muitas vezes perpetuando desigualdades e opressões reminiscentes de sistemas coloniais passados. Nossa seleção em espanhol foi “Cappitalismo: La uberización del trabajo” de Natalia Radetich, que se concentra em como plataformas como a Uber estão remodelando o emprego, oferecendo uma flexibilidade aparente, mas também apresentando desafios para a estabilidade financeira e direitos trabalhistas, impactando diretamente os trabalhadores globalmente. Para o Clube em Inglês, escolhemos “Unmasking AI” de Joy Buolawmini, que destaca como sistemas de IA de reconhecimento facial frequentemente incorporam formas sutis e evidentes de discriminação e exclusão, perpetuando preconceitos e desigualdades dentro da sociedade. Ela ainda compartilha sua jornada acadêmica e ativista para combater esses vieses e combater a ideia prejudicial de que a tecnologia de IA é neutra.

O documentário “Coded Bias“, dirigido por Shalini Kantayya, foi nosso filme em destaque nos três idiomas. Ele lança luz sobre a descoberta de Joy Buolamwini sobre o viés racial dentro de algoritmos de reconhecimento facial, demonstrado pela falha em reconhecer o rosto de uma mulher negra a menos que ela use uma máscara branca, destacando assim as implicações de longo alcance dos vieses inerentes à tecnologia.

Além disso, preparamos três sessões exclusivas de “15 Minutes of Shame“, um documentário dirigido por Max Joseph e produzido por Monica Lewinsky, que explora o fenômeno da “cultura do cancelamento” – a ostracização pública de indivíduos ou grupos por comportamentos ou crenças considerados objetáveis pelas normas sociais. Através de relatos em primeira mão de pessoas que experimentaram o envergonhamento público e o ciberassédio, o filme explora as complexidades dessa prática social.

Rodas de Conversa

Outro aspecto chave do Clube são as “Rodas de Conversa”: encontros mensais onde participantes e convidades especiais se reúnem para discutir o livro e/ou filme do mês. Neste mês, hospedamos duas Rodas de Conversa – uma em português e outra em espanhol.

A Roda de Conversa em português, que teve tradução síncrona para o inglês, contou com a presença de Deivison Faustino, um dos autores de “Colonialismo Digital”. Clique no vídeo abaixo para assistir ao evento.

A Roda de Conversa em espanhol contou com a presença de Alejandra Dinegro Martínez, Investigadora Principal da FairWork Peru e Fundadora do Observatório de Plataformas – Peru. Clique no vídeo abaixo para assistir ao evento.

Eventos Futuros

O Clube “Tecnologia Sob Lentes Feministas” está entrando em seu terceiro mês, com o tema “Visões do Nosso Futuro”. O livro em destaque para este ciclo é “Kentukis” de Samanta Schweblin, para os três idiomas. Além disso, nosso filme selecionado é “The Artifice Girl“, dirigido por Franklin Ritch.

Se isso despertar seu interesse, você ainda pode se juntar a nós! O Clube continua até o fim de abril. Clique nos botões abaixo para saber mais e se inscrever!

Você pode conferir os destaques do primeiro mês do Clube de Leitura e Cinema aqui.

Share
Keywords
Author(s)
Share
Recommendations

Project Report

Stratégie Nationale des Données du Sénégal – Résumé

En 2023, DPA a fourni un soutien technique à l’élaboration de la

Project Report

Community-Based Social Protection Mechanisms in Africa’s Borderlands – Liberia and Sierra Leone Case Study

The report on “Community-based social protection mechanisms in Africa’s borderlands – Liberia

Annual Report

Overview and Outlook 2022-2024

10 YEARS IN REVIEW: A LETTER FROM OUR DIRECTOR Finding appropriate metrics