Novo Clube de Leitura e Cinema! “Tecnologia Sob Lentes Feministas”

A partir de 15 de janeiro até abril de 2024, com o apoio da Fundação Patrick J. McGovern, a Data-Pop Alliance (DPA) e a Eureka lançam e conduzem juntas um Clube de Leitura e Cinema sobre “Tecnologia sob Lentes Feministas” em três idiomas: inglês, espanhol e português. Estaremos assistindo, lendo e discutindo conteúdos selecionados que nos permitirão mergulhar no tema deste clube e, esperançosamente, sair com mais inspiração e preparação para ajudar a construir os futuros dos quais queremos fazer parte. Para saber mais e juntar-se a nós nesta jornada emocionante (e totalmente gratuita), continue lendo!

Por que “Tecnologia através de Lentes Feministas”?

Não é surpresa ler que a tecnologia está mudando a cada dia, e com o pleno advento da inteligência artificial, isso é, talvez, mais verdadeiro do que nunca. Mais importante ainda, muitos de nós estão fazendo perguntas como: Como essas tecnologias impactarão minha vida (ou já estão impactando), minha comunidade e o mundo? Como posso usá-las para meu próprio benefício e para criar bem social? Quais são os riscos e oportunidades que se apresentam? Qual é o meu papel em garantir que elas tragam mudanças positivas em vez de continuar a aprimorar as desigualdades existentes?

Com essas perguntas em mente, neste Clube de Leitura e Cinema, exploraremos e refletiremos sobre a profunda interligação de tecnologia, gênero e sociedade em geral. Além disso, discutiremos como a tecnologia – a inteligência artificial e a inteligência artificial generativa em particular – molda questões como raça, gênero e desigualdade social, entrelaçando narrativas de colonização, privacidade de dados e outros debates atuais que permeiam questões feministas e sociais.

Para quem é este Clube de Leitura e Cinema?

  • Para quem deseja se conectar com pessoas que compartilham seu interesse em tecnologia, feminismo e justiça social.
  • Para quem deseja expandir seus horizontes e são amantes da leitura, cinema e aprendizado.
  • Para quem busca um ambiente seguro e livre de julgamentos. Um espaço onde as ideias são valorizadas e as conversas são construtivas.
  • Para pessoas apaixonadas por justiça social, que buscam se tornar agentes de mudança positiva e contribuir para um futuro melhor.
  • Para quem deseja ler e assistir mais obras de autoras do Sul Global, especialmente da América Latina.
  • Para quem não deseja mais participar de debates em redes sociais que frequentemente terminam em brigas, falta de respeito e agressões.
  • Para quem tiver curiosidade sobre o papel da inteligência artificial e da tecnologia na construção de futuros inovadores e possíveis.

Como funciona?

Primeiramente, nosso Clube de Leitura e Cinema é totalmente GRATUITO. Ao se inscrever, você irá:

  1. Receber recomendações exclusivas: Todo mês, de janeiro a maio de 2024, participantes receberão duas recomendações selecionadas (um livro e um filme) que exploram a interseção da tecnologia com questões feministas e sociais. Selecionamos obras que desafiarão, inspirarão e ampliarão horizontes, priorizando autoras latino-americanas.
  2. Ler, assistir e refletir: Após receber as recomendações, te incentivaremos a mergulhar nas obras e refletir individualmente sobre novas perspectivas e ideias.
  3. Participar de discussões interessantes: Depois de terminar de ler e assistir ao conteúdo sugerido, você poderá participar de uma comunidade online vibrante por meio de reuniões exclusivas, nas quais abriremos espaço para discussões orientadas e envolventes, e o fórum da Eureka. Aqui, você poderá compartilhar suas impressões, ideias e reflexões por meio de postagens e imagens. Este é o lugar perfeito para discussões profundas e construtivas em um ambiente seguro, livre de julgamentos e críticas.

O Que Você Estará Lendo e Assistindo?

 

Mês 1: Gênero 4.0: Desigualdades na Era Tecnológica

Mês 2: Algoritmos da Desigualdade: Raça e Classe em Nossa Era

Mês 3: Visões do Nosso Futuro

Quem está por trás deste projeto?

Este Clube de Leitura e Cinema será hospedado e co-administrado pela Eureka: um clube de livros e filmes digitais gratuito e sem fins lucrativos focado na justiça social, que utiliza livros e filmes para discutir os problemas atuais que estão moldando nosso mundo. Seu objetivo de impacto social é fomentar empatia, conhecimento e diálogo significativo, promovendo ‘momentos Eureka’: revelações individuais que transformam o coletivo. Em última instância, buscam promover a transformação social e política tanto online quanto offline. A Eureka é construída e opera a partir de uma base sólida de princípios feministas e coletivos.

Dentro da DPA, este projeto é liderado pelo Programa de Tecnologia e Democracia, com o apoio do Programa de Feminismo de Dados por meio da Rede de Feminismo de Dados. Nosso objetivo é alcançar uma audiência ampla e não necessariamente especializada para, por um lado, criar mais conscientização sobre os impactos da tecnologia em grupos interseccionais, mas também para dar sentido a esses problemas junto às comunidades.

Agradecemos à Fundação Patrick J. McGovern por fornecer o financiamento que torna este projeto possível.

Share
Keywords
Author(s)
Share
Recommendations

Project Report

Stratégie Nationale des Données du Sénégal – Résumé

En 2023, DPA a fourni un soutien technique à l’élaboration de la

Project Report

Community-Based Social Protection Mechanisms in Africa’s Borderlands – Liberia and Sierra Leone Case Study

The report on “Community-based social protection mechanisms in Africa’s borderlands – Liberia

Annual Report

Overview and Outlook 2022-2024

10 YEARS IN REVIEW: A LETTER FROM OUR DIRECTOR Finding appropriate metrics