Clube de Leitura e Cinema “Tecnologia Sob Lentes Feministas”: Destaques do Terceiro Mês

Iniciado no dia 19 de fevereiro, com apoio da Fundação Patrick J. McGovern, a DPA e a Eureka embarcaram no terceiro e último mês do Clube de Leitura e Cinema “Tecnologia Sob Lentes Feministas”. Realizando sessões em três idiomas – inglês, português e espanhol, este mês (1-30 de abril) engajamos com um conteúdo selecionado para explorar possíveis visões do nosso futuro. Além de seu aspecto educacional, o Clube serve como uma plataforma para construir comunidades e nutrir conexões interculturais entre pessoas apaixonadas por tecnologia, equidade de gênero e justiça social. Continue lendo para saber mais!

Tema do Mês

Em nosso terceiro mês, que teve como tema “Visões do Nosso Futuro“, discutimos como a tecnologia e o futuro da IA podem moldar o nosso mundo. Desde vislumbrar o poder transformador da tecnologia até lidar com as implicações éticas, nossas discussões navegaram pelo terreno do amanhã e o que poderia se tornar da relação entre tecnologia e humanidade.

Livros e Filme do Mês

Livro do mês 3 - português
Livro do mês 3 - espanhol
Livro do mês 3 - Inglês

Exploramos o mesmo livro em todos os idiomas. Nós lemos “Kentukis“, de Samanta Schweblin, que descreve um mundo (não tão) fictício onde relacionamentos humanos são mediados por dispositivos tecnológicos chamados Kentukis, que permitem às pessoas se conectarem com estranhos ao redor do mundo através de câmeras e microfones embutidos em animais de pelúcia. Essa conexão cria uma dinâmica única entre um observador (a pessoa por trás do Kentuki) e um “observado” (a pessoa que compra o Kentuki e lhe dá acesso à sua vida), trazendo discussões sobre solidão, extorsão, desigualdade, mas também os limites da intimidade, privacidade e moralidade na era digital.

Agradecemos as editoras Penguin Random House (espanhol) e Fósforo (português), nossas valiosas colaboradoras na melhoria da acessibilidade do livro do mês por meio de descontos. Agradecemos sinceramente a parceria e dedicação de vocês.

O filme do mês foi “The Artifice Girl“, dirigido por Franklin Ritch. Este thriller de ficção científica acompanha a história de Ava, uma androide criada para servir como uma ferramenta para proteger crianças de indivíduos prejudiciais na internet. No entanto, à medida que Ava começa a questionar sua própria existência e desejos, ela embarca em uma busca por autonomia e auto-descoberta que desafia a própria essência de sua realidade programada, borrando as linhas entre homem e máquina, explorando questões profundas sobre identidade, consciência e as implicações éticas da tecnologia de IA.

Rodas de Conversa

Samanta Schweblin, autora de "Kentukis"
Outro aspecto chave do Clube são as “Rodas de Conversa”: encontros mensais onde participantes e convidades especiais se reúnem para discutir o livro e/ou filme do mês. Neste mês, realizamos uma Roda de Conversa em espanhol, com tradução síncrona para o português e o inglês. A Roda de Conversa do mês contou com a presença de Samanta Schweblin, autora de “Kentukis”. Samanta é uma escritora argentina prolífica e renomada que atualmente vive na Alemanha. Ela recebeu muitos prêmios, incluindo o prestigiado National Book Award nos Estados Unidos.

Eventos Futuros

Este Clube de Leitura e Cinema terminou em 30 de abril, mas já lançamos outro Clube de Leitura com Catherine D’Ignazio, Diretora do Laboratório Data + Feminism no MIT e autora do aclamado “Feminismo de Dados” (2020).

A partir de 13 de maio, realizaremos discussões aprofundadas com a própria Catherine D’Ignazio sobre seu último livro, “Contando Feminicídios: Feminismo de Dados em Ação” (2024), enquanto exploramos a questão crucial de por que as ativistas feministas de base contam o feminicídio nas Américas.

Se isso desperta seu interesse, você pode se juntar a nós. Clique no botão abaixo e inscreva-se!

Você pode conferir os destaques do primeiro mês do Clube de Leitura e Cinema aqui e os do segundo mês aqui.

Share
Keywords
Author(s)
Share
Recommendations

Project Report

Stratégie Nationale des Données du Sénégal – Résumé

En 2023, DPA a fourni un soutien technique à l’élaboration de la

Project Report

Community-Based Social Protection Mechanisms in Africa’s Borderlands – Liberia and Sierra Leone Case Study

The report on “Community-based social protection mechanisms in Africa’s borderlands – Liberia

Annual Report

Overview and Outlook 2022-2024

10 YEARS IN REVIEW: A LETTER FROM OUR DIRECTOR Finding appropriate metrics